Catarata: sinais de alerta sobre essa doença ocular
A incidência da doença ocorre principalmente a partir dos 50 anos de idade e aumenta com o envelhecimento natural do olho.
A visão embaçada, sensibilidade maior à luz e dificuldade para enxergar mesmo usando óculos, com a impressão de que as cores estão mais "desbotadas", são alguns sintomas de alerta para a fase inicial da catarata. “A doença pode estar associada a uma piora da miopia com redução da visão em baixo contraste e baixa luminosidade principalmente para longe”, adverte o médico cirurgião oftalmológico Eduardo Miranda, diretor do Centro Oftalmológico PMX.
A principal causa da catarata é o próprio envelhecimento do olho, portanto, a incidência é maior a partir dos 50 anos de idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o maior tempo de vida da população resultou em um aumento de casos nos últimos anos. No Brasil, de acordo com a OMS, estima-se 550.000 novos casos por ano.
No paciente com catarata, o cristalino, que é a lente natural do olho, torna-se opaco com o passar dos anos, reduzindo a qualidade da visão. Porém, a doença também pode ocorrer em virtude de alterações metabólicas de certas doenças, como diabetes mellitus e uveíte, por exemplo. O tabagismo, alcoolismo, o uso de certos medicamentos corticóides ou a um trauma ocular, como a contusão, perfuração, descarga elétrica ou infravermelho, radiação ultravioleta, raios X, betaterapia ou queimaduras químicas graves também podem ser apontados como razões do aparecimento da catarata.
Cirurgia de catarata a laser
De acordo com o médico Eduardo Miranda, o único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia a laser. Em termos gerais, a catarata é removida e realizado o implante de uma lente intraocular, que substitui a lente natural do olho, chamada "cristalino".
O procedimento é o mais realizado na oftalmologia e foi uma das técnicas cirúrgicas que mais evoluiu nas últimas décadas. Trata-se de um procedimento microscópico de alta complexidade considerado muito seguro devido à tecnologia atual utilizada. A experiência do cirurgião oftalmológico também deve ser considerada para minimizar quaisquer riscos pós-cirúrgicos.
Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato ou leia mais sobre o passo a passo do procedimento cirúrgico da catarata, clicando em 25 Perguntas e Respostas sobre Catarata.
Conheça a PMX!
Conheça mais sobre nossa clínica e profissionais oftalmologistas. Somos especialistas em cirurgias refrativas a laser para a correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia, transplante de córnea, implantes de lentes intraoculares e tratamento de doenças como catarata e ceratocone. Além disso, consulte-nos para exames oftalmológicos de rotina.
Comments