top of page

Ceratocone: quais são as causas e principais fatores de risco?

O ceratocone é uma doença degenerativa conhecida por causar deformação na córnea. Conheça os fatores de risco, a seguir!


Você já ouviu falar em ceratocone? Você ou algum conhecido já desenvolveu essa patologia? Entre as doenças oculares, o ceratocone é uma das com maiores incidências em nossos pacientes.


Mas, o que será o ceratocone? Quais são os seus sintomas? E quais são os seus fatores de risco?


Se você se interessa por doenças oculares ou está procurando conhecer um pouco mais sobre a doença, este é um assunto realmente interessante. Sendo assim, já que você quer saber mais sobre os fatores de risco do ceratocone, é só continuar a leitura com a gente nas próximas linhas.


O que é o ceratocone?

Basicamente, o ceratocone é uma doença degenerativa que causa graves deformações nas córneas. Trata-se de um problema ocular muito característico.


O ceratocone se manifesta causando alterações na curvatura da córnea, notoriamente irregulares. Essas alterações podem ser o afinamento progressivo, como também o aumento da curvatura da córnea.


Sintomas

A piora da visão é uma das consequências mais significativas relatadas pelos pacientes. Inclusive, diagnósticos de aumento consideravelmente expressivo e veloz da miopia e/ou do astigmatismo são muito comuns.


Quanto aos sintomas, ainda incluem-se, principalmente, a visão embaçada, não nítida, como uma imagem fantasma, sensibilidade à luz e à claridade, em especial em ambientes com luz artificial, ou sensibilidade durante à noite.


Normalmente, os dois olhos são afetados. Entretanto, pode manifestar-se de forma distinta em cada um deles.


O período mais incidente de desenvolvimento do ceratocone é durante o final da infância e início da puberdade. Porém, se não diagnosticada e devidamente tratada, é provável que progrida até meados dos 40 anos, quando se estabiliza naturalmente.


Agora, vamos conferir quais são os fatores de risco para o desenvolvimento da doença:


Fatores de risco

Não existe ainda um estudo que comprove veridicamente os reais motivos causadores da doença. Contudo, existem alguns fatores de risco que podem acelerar o desenvolvimento da mesma.


Os fatores de risco do ceratocone, geralmente, são:

  • Coceira ocular constante;

  • Alergias frequentes;

  • Hereditariedade;

  • Síndrome de Down.


É importante ressaltar que, em casos de histórico familiar, é supernecessário que a doença seja investigada. Pode ser corrigida com o uso de óculos, em casos leves, ou uso de lentes de contato especiais e tratamento específico para casos mais avançados.


E você? Sentindo sintomas de ceratocone?


Conheça a PMX!

Conheça mais sobre nossa clínica e profissionais oftalmologistas para sua cirurgia refrativa a laser para a correção de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, Transplante de Córnea e tratamento de doenças oculares como Catarata e Ceratocone. Além disso, consulte-nos para seus exames oftalmológicos e implantes de lentes intraoculares.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
NOSSO TELEFONE
NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a sexta, das 9h às 18h30

VOLTE SEMPRE

Esperamos sua visita em nossa clínica, em nosso site e redes sociais. Fique sempre por dentro das notícias sobre cirurgias oftalmológicas na PMX.

NOSSOS SERVIÇOS

- Oftalmologistas

- Lentes intraoculares

- Cirurgia de Catarata

- Transplante de Córnea

- Exames oftalmológicos

- Cirurgias refrativas a laser

- Tratamento de doenças oculares

ENCONTRE-NOS

CURITIBA:

Unidade 01: Hugo Lange

Rua Presidente Rodrigo Otávio, 1976

Fone: (41) 3253-1451 | (41) 99889-1050

Unidade 02: Pinheirinho

Av. Winston Churchill, 1972

Fone: (41) 3024-8855 | (41) 98805-6867

LAPA: Centro
Rua Tenente Henrique dos Santos, 360 (D’Agostini Clínica Médica)

Fone: (41) 3622-7395 | (41) 99676-7400

 

FAZENDA RIO GRANDE:

Pioneiros

Rua Ephigênio Pereira da Cruz, 1396
(Policlínica Fazenda Rio Grande)

Fone: (41) 3614-2700

 

  • Instagram PMX
bottom of page