Doenças oculares: as 5 principais doenças que afetam os olhos
As doenças oculares atingem em torno de 285 milhões de pessoas no mundo. Conheça as principais a seguir!
Conhece as principais doenças oculares? Existem diversas doenças oculares constatadas clinicamente. São problemas oftalmológicos com diversas causas, sejam elas genéticas ou simplesmente por questões de hábitos.
De acordo com a OMS, são em torno de 285 milhões de pessoas no mundo que possuem alguma dificuldade visual. Dentre elas, de 60% a 80% poderiam ser tratadas ou, até mesmo, evitadas.
A longo prazo, as doenças oculares podem gerar grande dificuldade de visão e dependendo do nível também pode chegar à cegueira. Por isso, é imprescindível um diagnóstico médico e mudanças de atitudes para trazer maior conforto e também para que não se agravem, sendo devidamente tratadas.
Conheça, então, nas próximas linhas, quais são as 5 doenças mais comuns. É só continuar a leitura:
As 5 doenças oculares mais comuns
#1 Miopia
A miopia, além da mais comum, é, com certeza, a mais conhecida das doenças oculares. Ela se caracteriza pela dificuldade evidente de enxergar a distância.
Uma característica comum em pessoas míopes é a necessidade de apertar bem as pálpebras para poder enxergar com clareza. É comum também sentirem frequentes e fortes dores de cabeça.
#2 Hipermetropia
De origem congênita, a hipermetropia é uma ametropia do globo ocular. Diferente da miopia, a hipermetropia é a dificuldade de enxergar de perto.
O tratamento desta doença ocular se dá com uso de óculos de grau ou lentes de contato, assim como a miopia e o astigmatismo. Também é possível realizar sua correção definitiva por meio de cirurgia.
#3 Astigmatismo
Quando os meridianos dos olhos, seja do cristalino ou da córnea, sofrem algum grau de curvatura, tem-se aí o chamado astigmatismo. Essa patologia é marcada pela visão desfocada e embaçada.
É comum que, junto do astigmatismo, o paciente apresente outras doenças oculares refrativas associadas, como a hipermetropia e a miopia.
#4 Ceratocone
O ceratocone se manifesta, principalmente, com a visão distorcida e borrada. É uma doença ocular não inflamatória que gera desequilíbrio na espessura e também no formato da córnea.
De acordo com as características clínicas apresentadas pelo paciente, é possível fazer o seu diagnóstico, realizando exames como a tomografia córnea.
#5 Catarata
A catarata se define pela opacidade do cristalino, que é a lente natural do globo ocular, podendo se apresentar parcial ou totalmente opaca. Esta é uma das principais causas de cegueira em todo o globo.
Associada ao envelhecimento, a catarata afeta em torno de 60% das pessoas com mais de 85 anos e 10% das pessoas com menos de 65. A hereditariedade e questões metabólicas e congênitas são as principais razões do desenvolvimento desta doença.
Que tal ler também nosso artigo sobre Catarata: 3 Mitos e Verdades sobre a doença, clicando neste link?
Conheça a PMX!
Conheça mais sobre nossa clínica e profissionais oftalmologistas para sua cirurgia refrativa a laser para a correção de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, Transplante de Córnea e tratamento de doenças oculares como Catarata e Ceratocone. Além disso, consulte-nos para seus exames oftalmológicos e implantes de lentes intraoculares.