Glaucoma: uma doença silenciosa da visão
Você conhece o glaucoma? Essa doença é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os seus sintomas, às vezes, demoram meses e até anos para aparecerem. Por isso neste artigo, a PMX Oftalmologia vem apoiar a Sociedade Brasileira de Glaucoma no Dia Internacional do Combate ao Glaucoma, em 26 de maio, com a campanha: Não perca o seu mundo de vista, tenha um novo olhar para o glaucoma!
Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2020, intitulada “Glaucoma: Um novo Olhar para o Glaucoma no Brasil”, revelou dados preocupantes: 41% das pessoas não sabiam o que era o glaucoma, 53% desconheciam que a doença era a principal causa de um quadro de cegueira irreversível, 47% acreditavam que o glaucoma era um mito ou desconheciam a sua relação com a hereditariedade, e surpreendentes 90% não sabiam que a população negra está mais suscetível a essa condição.
É fundamental que a população compreenda a importância de consultar regularmente um médico oftalmologista. Somente esse especialista é capaz de diagnosticar o glaucoma, recomendar o tratamento adequado e monitorar a progressão da doença.
Entenda o Glaucoma: uma doença silenciosa que não tem cura
O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o olho ao cérebro para formar a visão. Quando a pressão intraocular se mantém em níveis elevados, ocorre um dano progressivo ao nervo óptico. Infelizmente, não é possível recuperar as partes do nervo que são lesadas, o que significa que o glaucoma não tratado adequadamente pode levar à perda permanente da visão.
Quais são os sintomas do glaucoma?
Na maioria dos casos, o glaucoma não apresenta sintomas perceptíveis nos estágios iniciais. É por isso que é chamado de "ladrão silencioso da visão". Os sintomas podem se manifestar apenas quando a doença já está avançada.
À medida que o glaucoma progride, podem ocorrer alterações na visão periférica. O campo de visão começa a estreitar-se gradualmente, resultando em uma perda gradual da visão lateral. Em estágios avançados, o paciente pode experimentar visão em túnel, onde a visão central permanece intacta, mas a visão periférica é significativamente comprometida. Os sintomas podem ser acompanhados por dor intensa nos olhos, náuseas, vômitos e visão turva que requerem atenção médica imediata.
Consulte regularmente um médico oftalmologista, especialmente se você tiver fatores de risco, como histórico familiar de glaucoma, idade avançada, diabetes, pressão intraocular elevada ou perturbações oculares prévias.
Faça exames oftalmológicos de rotina, incluindo medição da pressão intraocular e avaliação do nervo óptico. Esses exames podem ajudar a detectar o glaucoma precocemente, permitindo um tratamento mais eficaz.
O tratamento para o glaucoma pode incluir o uso de colírios que ajudam a reduzir a pressão intraocular, medicamentos orais, laser ou cirurgia, dependendo do tipo e gravidade da doença.
Lembre-se de que cada caso de glaucoma é único, e o tratamento e os cuidados podem variar de acordo com a situação individual. Consultar um médico oftalmologista é fundamental para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado.
Conheça o Centro Oftalmológico PMX
A PMX atua há 20 anos sob a direção de Eduardo Miranda e Tatiana Possette Miranda. O diretor-médico do Centro Oftalmológico PMX, Eduardo Miranda, é especialista em segmento anterior, possui 20 anos de experiência e mais de 10 mil cirurgias oftalmológicas. Reconhecido por sua técnica e precisão, é preceptor da Residência da PUCPR, atuando na formação de novos cirurgiões. Também integra o corpo clínico da Oftalmoclínica Curitiba e é chefe do setor de serviços de cirurgia de catarata, cirurgia refrativa e transplante de córnea do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.
O Centro Oftalmológico PMX possui cinco unidades, sempre vai ter uma mais perto de você. Entre em contato e agende uma consulta clicando aqui.
Comments