Julho Turquesa. Uma cor, uma causa: prevenir a doença do Olho Seco
Julho é o mês dedicado à conscientização sobre a doença do Olho Seco. Uma campanha que ocorre durante o inverno, em julho, o mês mais seco do ano, e é representada pela cor turquesa. A cor simboliza a água limpa e a lágrima, essenciais para a saúde ocular. A PMX Oftalmologia apoia essa campanha de alerta para essa doença, informando e conscientizando sobre a importância dos cuidados. Conheça mais sobre a Síndrome do Olho Seco.
Você sabia? 34% dos brasileiros com idade acima de 18 anos experimentam algum sintoma ou nível de Olho Seco, de acordo com dados da Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS). A Síndrome do Olho Seco afeta 745 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de 25 milhões de pessoas no Brasil, representando 13% da população.
O que é a Síndrome do Olho Seco?
Olho seco é uma doença relacionada à diminuição ou alteração da produção da qualidade da lágrima, fundamental para a manutenção da transparência da córnea. A lágrima nutre a célula da superfície da córnea, protege de infecções e tem uma função óptica essencial.
Embora as mulheres sejam mais impactadas, principalmente pelas alterações hormonais que experimentam ao longo da vida, como a menopausa, uso de pílulas contraceptivas e terapia de reposição hormonal, a doença está aumentando em todas as faixas etárias da população feminina e masculina.
Sintomas e diagnóstico
Sintomas como olhos irritados, coceira, ardor e visão turva, podem ser facilmente confundidos com outras doenças oculares. Hoje em dia, é possível obter imagem em alta definição do interior das pálpebras inferiores, permitindo um diagnóstico preciso e o tratamento adequado para a Síndrome do Olho Seco.
Dicas para aliviar os sintomas
O olho seco é um problema comum, mas com alguns cuidados simples você pode aliviar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida. Confira:
1 - Piscar com frequência: Ajuda a distribuir as lágrimas uniformemente pela superfície dos olhos, evitando que ressequem.
2 - Usar umidificador: Especialmente em ambientes secos ou com ar condicionado, o umidificador ajuda a manter a umidade do ar e evita o ressecamento dos olhos.
3 - Fazer pausas nas telas: Olhar para telas por muito tempo reduz a quantidade de piscadas, o que pode causar olho seco. Faça pausas regulares para descansar seus olhos.
4 - Proteger os olhos do sol: Use óculos de sol com proteção UV para evitar que o vento e o sol causem irritação nos olhos.
5 - Visitar um oftalmologista: Ele pode te ajudar a identificar a causa do olho seco e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.
Consulte o Centro Oftalmológico PMX sobre as alternativas e opções terapêuticas mais avançadas.
Leia também em nosso blog: Inverno e saúde ocular: como proteger os olhos na estação mais fria do ano.
Conheça o Centro Oftalmológico PMX
A PMX atua há 20 anos sob a direção de Eduardo Miranda e Tatiana Possette Miranda. O diretor-médico do Centro Oftalmológico PMX, Eduardo Miranda, é especialista em segmento anterior, possui 20 anos de experiência e mais de 10 mil cirurgias oftalmológicas. Reconhecido por sua técnica e precisão, é preceptor da Residência da PUCPR, atuando na formação de novos cirurgiões. Também integra o corpo clínico da Oftalmoclínica Curitiba e é chefe do setor de serviços de cirurgia de catarata, cirurgia refrativa e transplante de córnea do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.
O Centro Oftalmológico PMX possui cinco unidades, sempre vai ter uma mais perto de você. Entre em contato e agende uma consulta clicando aqui.
Comments