Vista cansada? Conheça a Regra 20-20-20 para aliviar a fadiga ocular
Atualmente, as telas de computadores são os vilões da saúde ocular. Sintomas como irritação nos olhos, lacrimejamento, prurido, sensação de ardência ou vermelhidão são indicativos de fadiga ocular digital. Por isso, para prevenir e aliviar esse desconforto, o optometrista Jeffrey Anshel, da Califórnia, criou a Regra 20-20-20 como um lembrete fácil para fazer pausas e evitar o cansaço visual. Neste artigo, abordaremos essa regra simples e de outras dicas que podem ajudar no seu dia a dia, prevenindo também outras doenças. Continue a leitura.
A fadiga ocular e a presença frequente desses sintomas, juntamente com dores de cabeça, cansaço e visão turva, podem levar ao desenvolvimento da Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC). De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a SVRC atinge cerca de 90% das pessoas que permanecem por mais de três horas em frente às telas digitais. Assim, essa síndrome é uma consequência do esforço intenso dos olhos, que permanecem focados, sem piscar e expostos à luz dos dispositivos por um longo período.
Regra 20-20-20 para a vista cansada
Pratique essa dica para a vista cansada. A regra 20-20-20 é simples e recebe esse nome porque estabelece que a cada 20 minutos olhando para uma tela, a pessoa deve desviar o olhar para algo a aproximadamente seis metros de distância e fixar a visão por 20 segundos. Como resultado, isso ajuda a relaxar os músculos oculares e reduzir a tensão.
Além disso, adote outras dicas para reduzir o impacto do uso prolongado das telas, incluindo computadores, tablets ou celulares.
Altere configurações do computador para maior conforto visual
Ao ajustar o tamanho das letras, prefira uma ampliação que seja duas vezes maior que o habitual. Além disso, atente-se à combinação de cores, escolhendo texto preto em fundo branco para facilitar a leitura e minimizar o esforço ocular.
Controle o brilho da tela com estratégias inteligentes
Considere a aplicação de telas de proteção anti-reflexo em computadores e celulares. Utilize aplicativos que reduzam a exposição à luz azul, emitida pelas telas, e conhecida por seus efeitos nocivos. O uso de óculos com lentes especializadas também é uma opção valiosa.
Ajuste o contraste da tela para um ambiente visualmente agradável
Personalize as configurações da tela levando em conta a luz ambiente. Dessa forma, deixando brilhante apenas o suficiente para que a leitura não exija esforço. Muito brilho não faz bem, mas pouca luz, também não. Lembre-se de que o contraste ideal pode variar em dias mais claros ou mais escuros, ajuste-o conforme necessário.
Crie um ambiente iluminado
Verifique se a iluminação no ambiente é uniforme, evitando sombras, reflexos, contrastes e ofuscamentos. Posicione a tela de maneira a evitar a luz natural direta. Respeite os padrões estabelecidos pela norma brasileira NBR 5413, registrada no INMETRO, para garantir níveis adequados de iluminação.
Mantenha distância do monitor
Mantenha uma distância aproximada de um braço esticado do monitor, ajustando a altura da tela para manter os olhos na linha dos olhos. Para dispositivos móveis, evite manter os olhos muito próximos das telas.
Visite um especialista e mantenha cuidados constantes
Ao identificar sinais e sintomas, agende uma consulta com um oftalmologista. Além disso, realize exames regularmente para monitorar a saúde ocular e garantir a prevenção de possíveis problemas decorrentes do uso intensivo de dispositivos digitais.
Conheça a PMX!
Conheça mais sobre nossa clínica e profissionais oftalmologistas para sua cirurgia refrativa a laser para a correção de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, Transplante de Córnea e tratamento de doenças oculares como Catarata e Ceratocone. Além disso, consulte-nos para seus exames oftalmológicos e implantes de lentes intraoculares.